Riscos

O pior que pode acontecer ao sistema MMM é o seu restarte, o qual pode ser provocado pelo pânico geral de grande escala. O MMM na Rússia já experimentou vários restartes em 2011 e 2012, os quais foram originados tanto pelas razões e condições objectivas como subjectivas.
Todavia, isso não significou o fracasso do sistema , mas simplesmente o seu re-carregamento. Todo o processo é imediatamente re-iniciado e os membros participantes têm uma possibilidade de re-ganhar o dinheiro perdido. Isso precisa da resistência psicológica, assim como uma quebra dos estereótipos, todavia uma tal decisão é bastante segura. Além disso há os programas de preferência especiais de ajuda aos que sofreram, no que diz respeito ao nivel de juros, bonus e o termo do depósito. O mais importante é não ficar de braços cruzados nem entrar no desespero – só perderam o primeiro set mas nem toda a partida. Não seja ganancioso, tenha como uma regra de participar com os montantes que não são críticos a você. Deve se lembrar que muito mais importante que aumentar o volume do montante transferido é o crescimento do número dos membros participantes. Nas presentes condições de capitalização de recursos, para manter a estabilidade do sistema basta cada um atrair um novo membro durante um mês.

Porém, hoje se pode constatar com certeza que a fase do desenvolvimento do sistema ligada aos restartes, ja passou. Foi muito bem aceite o mecanismo de um intervalo curto, mais ou menos de 2 mêses, na apropriação de juros, o intervalo que começava logo que os primeiros índices do pânico são manifestados ou séjà a rapidez do crescimento social do sistema é insuficiente.
Como demonstrou experiência de dois períodos do intervalo na Rússia, nessas situações ninguém perde dinheiro: o nominal do investimento mais 10% se pode receber em qualquer momento. Ao mesmo tempo se mantem uma possibilidade de prestar assistência. Esse regime de funcionameto pela primeira vez foi testado no final de 2013 quando os montantes significantes foram retirados do sistema e os canais de transferências entre os bancos foram apertados. O facto de não haver medo das perdas irreversíveis e de crescer o optimismo e a confiança no sistema serviram para lhe dar um empurro ao crescimento acelerado. E o volume de recursos acumulados durante o intervalo dão uma posibilidade de realizar, se fôr necessário, uma “alimentação” do sistema com empréstimos das muito mais lentas instituições de crédito tradicionais. Ou então pela transferência de reservas dos países com maior dinamismo do desenvolvimento do MMM.

Por razão de um dinamismo sem percedentes, de uma grande escala e inovação do sistema MMM, não se pode excluir no futuro os novos riscos, incluindo aqueles inspirados por seus inimigos abertos e escondidos. Como um tal exemplo podemos citar a introdução em massa, na primavera de 2014, das contas falsas, as chamadas “fakes” ou “troll” com o objectivo de receber duma forma ilegal os bonus ou desestabilizar o funcionamento do sistema. Essas tentativas são bloqueadas facil- e rapidamente pelos respectivos programas soft ou pelas medidas do controlo próprios, caso se mantenha alta confiança dos membros no sistema. O desenvolvimento da base técnica desse, assim como o recrutamento de qualidade dos consultantes e dos funcionarios do Depto do Controlo e Verificação seguros, contribuem a diminuição de riscos ligados ao factor humano.
Em geral a segurança do sistema MMM continua crescendo à medida que se aumentam a sua escala do funcionamento, volume de negócios, geografia de distribuição e uma consciência dos seus membros de uma responsabilidade pelo seu funcionamento ininterrupto.