Sobre o MMM

Os princípios fundamentais do MMM são:

  • Igualdade de todas as pessoas.
  • Fraternidade dos povos.
  • Assistência mútua em todas as formas.
  • Diversidade de comunicação e auto-expressão.
  • Anti-autoridade.
  • Liberdade da coerção.
  • Liberdade da união.
Igualdade significa a ausência da hierarquia, as possibilidades iguais de todos para satisfazer as suas necessidades do trabalho creativo assim como dos produtos do trabalho. Este também é o acesso igual de todos aos benefícios sociais, incluindo as implementaçoes da ciência e da tecnologia.
A fraternidade dos povos significa que todas as pessoas são iguais e os interesses e as necessidades de algumas pessoas não podem ser mais importantes e/ou valores do que os interesses e as necessidades de outros.
A assistência mútua é o sinônimo de cooperação. O rendimento do trabalho junto é muito maiores do que o individual. Acçao colectiva mútua é o caminho mais curto para atingir o resultado pretendido com o esforço mínimo.
A diversidade de comunicação e auto-expressão é um pré-requisito para a vida cheia de cada uma pessoa. A unificação e a estandartisação da produção, da comunicação e dum modo de viver contribuem alienação, atomização egoísta da sociedade e da destruição da natureza. Uma civilização mais complicada, a que pressupoe uma diversidade social e humanização dos fundamentos duma personalidade, faz da ideologia e pratica do MMM uma condição indispensavel do desenvolvimento social.
Anti-autoridade significa que nem individuo ou um grupo não vai impor a sua opinião ou não está na hierarquia social ou democracia de representação. O MMM rejeita as tentativas de criar uma sociedade de tipo de uma secta com as formas diversas do controlo total eausência de personalidades. Ao contrario, o sistema é a favor do desenvolvimento máximo de uma individualidade creativa e uma atitude respectiva para resolver todos os problemas.
Liberdade da coerção não pressupoe a participação em toda actividdade imposta, o que é um reflexo dos interesses dos individuos ou grupos ou mesmo da sociedade inteira. A participação nos projectos ou acções da importancia social deve ser motivada antes de mais pela responsabilidade pessoal.
Liberdade da união pressupoe que na sociedade que foi organizada nos princípios do MMM, estruturas sociais quaisquer devem ser criadas pelas pessoas iguais no seu direito de determiner o futuro.
O MMM propõe substituir o existente poder dos funcionários corruptos e dos “sacos de dinheiro” que se engordam a oprimir a maioria assim como os privilegios imerecidos, com uma cooperação honesta das pessoas. Isso significa que as relações sociais se devem ser baseadas nо interesse pessoal, assistência mútua, acordo voluntario e responsabilidade de cada um, ao mesmo tempo que todos os tipos de coerção e exploração devem ser liqudados.
O poder da plutocratia deve ser substituido pelo princípio da iniciativa da base real e pela democracia direta –isso significa que as pessoas decidem coletivamente os assuntos da sociedade e individuais (sem prejudicar os outros)- os assuntos pessoais.
A decisão de todos os problemas que dizem respeito ao MMM em particular, e ao Mundo inteiro em geral, assim como a realização dos projectos de grande escala, devem seguir de baixo para cima e não vice-versa, como é o caso hoje, no mundo contemporaneo de hypocrisia, ganância e impaciência. Se é necessário estabelecer uma organização grande de carater social ou produtivo, o MMM oferece a fazê-lo com base nos princípios da delegação e de mandato imperative (o mandato deve ser limitado às condições, a não-observancia das quais pode resultar em revogacão do mandato de um delegado ou deputado). Atualmente na maioria dos países não existe a procedura da revogacão, o que é resultado de preguica mental, corrupcão e falta de responsabilidade.
O sistema eleitoral proporcional, quando os eleitores votam pelas listas partidárias torna a utilizacão dum mandato imperative impossível.
O MMM se manifesta pelas obrigações mútuas, pela liberdade de uniões e associações sociais, pelo tratado voluntário entre as comunidades e pela organizacão vertical do Estado. Cada pessoa deve ser justamente remunerada por seu trabalho, ou deve receber os serviços equivalentes a custo sem lucro, nem disconto. No plano puramente econômico a ideologia do MMM compreende a existência de comunidades multiplas e diversas sem burocracia, logica do empreendimento capitalista ou lucro. Isso significa que cada participante está pronto para apoiar essa posição, que permita aos outros de ter proveito.
A sociedade deve ser organizada na base de grupos de camaradagem (artel) das pessoas livres. Os produtos prinsipais do consumo devem ser trocados consoante valor de trabalho depositado na sua produção. Os creditos sem juro devem ser trocados e assim socializados através duma “caixa de assistência mútua”. O grupo alvo da ideologia do MMM são as pessoas que pensam e trabalham de forma independente. Administração municipal deve estar nas mãos das uniões de utilizadores da infra-estrutura mas não burocratas.
O MMM é contra a utilização do princípio de “pegar e dividir tudo”. Todavia cada uma pessoa deve ganhar de forma honesta sem fraude e corrupção das autoridades. Os que receberam propriedade duma forma ilegal, contra os princípios do moral e pilares sociais, devem devolver o recebido ilegalmente.
O MMM não pretende de dividir o dinheiro dos monopólios fraudulentos internacionais. O que nós queremos – é transformar as suas políticas económicas e de legislação de tal forma que cada pessoa possa fazer o trabalho productive de que gosta. E essa oportunidade não deve ser limitado de cúpula corrupta no poder, nem pela necessidade de devolver a maior parte do seu trabalho aqueles quem apropriou se de forma fraudulenta da terra, das empresas e do poder.
O MMM é contra a existência das instituicoes bancarias, porque são contrários à consciência humana, aos princípios da justica e do humanismo.
MMM é contra a usura de bancas em todas formas. Todas as religiões do Mundo, todos os Profetas e Messias disseram às pessoas que é necessário de proibir a usura. Ninguém pode pisotear a história humana de muitos seculos. As instituições financeiras devem participar na transferência de dinheiro de pessoa para outra. E cada pessoa deve ter o direito de conhecer as condições em que você pode de prestar o dinheiro dela. O banco deve respeitar a vontade do depositário
Laws should be written by the people who are indeed accountable with the simple voter. Laws should be written for everyone instead of serving the interests of a handful of oligarchs. Laws must be fulfilled by all.
O MMM é pela observância estrita e rigorosa das leis porque as leis são mais imperfeitas. Ao adicionar, o MMM insiste na reconsideração das leis que não são de qualidade, e condena daqueles que contradizem seus princípios básicos. Devem ser abolidas as leis que criam os privilégios injustificados e que resultam à humilhação e coerção da pessoa simples.
As leis devem ser escritas por individuos que são responsáveis perante o eleitor. As leis devem ser escritas para todos e não refletir os interesses do grupo de oligarcas. As leis devem ser cumpridas por todos.
Cada ação de funcionário público ou político que prejudica ao Estado ou povo, deve ser qualificada no final como traição nacional. A pena também deve ser adequada. A falta de vontade pode ser considerada como uma circunstância agravante. A pessoa deve ser privada nos seus Direitos Civis e deve ser proibido para sempre de trabalhar nas estruturas do poder. Também é necessário compensar o prejuizo feito assim como pagar uma multa correspondente.

Um funcionário de estruturas de controlo ou de forças de segurança e direito que cometeu um crime, intencionado ou não, deve ser punido duas vezes ao contrário da infracção idêntica. Também deve ser aplicado o princípio do confisco sem disputa da propriedade das pessoas as que cometeram o crime correspondente. O MMM não é contra o Estado presente, é so pela modificação dos princípios de sua existência